A PCH Coronel Américo Teixeira, localizada no município de Santana do Riacho, possui a potência instalada de 5.6 MW, que é suficiente para atender até 1.800 residências.
O reservatório se estende por 3,27 km² capaz de acumular cerca de até 17 bilhões de litros de água, viabilizando a geração de energia por todo ano.
Foi utilizado na construção da barragem 14.000 m³ de concreto em uma extensão de 202 metros de comprimento e 12 metros de altura.
A água acumulada no reservatório é conduzida por tubulações de aço, que se estendem por cerca de 2 km até chegar na casa de força, passando por túneis escavados na rocha, contornando a serra e se projetando sobre o córrego Riachinho.
A casa de força está localizada a 350 metros abaixo do nível do reservatório, onde estão instaladas os dois conjuntos de geradores que recebem a água conduzida pela tubulação.
Assim, a passagem da água impulsiona o movimento de rotação das turbinas que estão acopladas aos geradores.
A energia cinética gerada pelo movimento de rotação das turbinas é convertida pelo conjuntos geradores em energia elétrica, sendo esta transmitida para o Sistema Interligado Nacional - SIN.
Então, a água é devolvida integralmente ao curso natural do córrego Riachinho.